quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mesa redonda - Conhecendo os Edublogs


 Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

João Cabral de Melo Neto

Queridos cursistas!
Segundo Suzana Gutierrez, uma das primeiras  pesquisadoras brasileiras sobre blogs
“Weblogs são publicações dinâmicas que impulsionam a criação de novas sociabilidades e de um verdadeiro viver em rede. Cada post é uma mão estendida, uma possibilidade de encontro, de sentido compartilhado, de cooperação e de solidariedade. Cada blog, desestabilizando a rede à sua maneira, quebrando a simetria dos trajetos, a cadeia dos sentidos, provocando a bifurcação.”
Eu acrescento que blogar não é só criar um blog, mas estabelecer essas relações interativas que giram aos redor dos mesmos interesses formando uma rede social chamada blogosfera. Um blog é deve ter em si essas três dimensões: publicação, comunicação e autoria. Por isso convido vocês a conhecerem a blogosfera educacional que aqui é o nosso foco.

Antes de planejar seu blog é imprescindível que dediquem um tempo para visitar os blogs indicados, conheçam as propostas, verifiquem de que forma é feita a interação, quem administra, se é individual ou coletivo, se tem a participação dos alunos, de que forma ela acontece e se a interatividade do blog é explorada, bem como a autoria. Faça  a sua participação aqui nos comentários, relendo suas observações e trocando ideias , dúvidas, sugestões com os colegas. Essa mesa redonda é fundamental para que as ideias amadureçam a fim de inspirar bons planejamentos. BOM TRABALHO!

17 comentários:

  1. Uma vez eu tentei criar um blog, porém, fiquei muito perdida e também na dúvida sobre quais assuntos conversaria no blog.
    O blog é usado também como um diário?

    ResponderExcluir
  2. Danielle!

    É muito importante ter antes em mente o objetivo do blog. No material que disponibilizamos, tem ideias que esclarece as possibilidades do uso do blog. Inicialmente, o blog foi alimentado como um diário virtual por jovens. Depois, a ferramenta foi sendo utilizada com outros fins, por váriso profissionais como jornalistas, empresários, professores. Gostaria que lesses o material e visitasses os blogs indicados. Depois disso voltamos a conversar sobre a s possibilidades.

    ResponderExcluir
  3. Alimentação dos Blogs.
    Qualquer coisa que você faça será insignificante, mas é muito importante que você faça. (Mahatma Gandhi)
    Acho muito importante a existência dos blogs principalmente na educação. Um amigo professor me falou “o blog vai acabar com a proliferação do twitter”. ele me alertava sobre a “preguiça” em escrever e alimentar o blog.Fiz um curso onde uma das tarefas foi criar um blog, hoje a maioria esta desativado.
    Não conheço uma pesquisa sobre este aspecto mais creio que a persistência e a busca de tentar superar as deficiências inclusive com a escrita estejam entre um dos possíveis indicadores desta questão.
    Tenho muitas dificuldades e um dos motivos de estar fazendo este curso e para tentar superá-los, pois acredito que a persistência e importante para alcançarmos os nossos objetivos e superar nossas deficiências por isso admiram os blogs não para de se “alimentar”, como o História Digital, o da professora Gládis Leal e outros.
    Estou tentando manter e escrever no meu, http://uq10.blogspot.com/, e espero ao final do curso aprimorar e criar e alimentar outros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli,
    Segue minha contribuição.


    O blog tem característica de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em um contexto educacional. É um elemento que se molda as necessidades de ensino configurando-se numa extensão da sala de aula.

    Acessando um blog desenvolvemos a capacidade de leitura e realizamos ligações com demais textos ( no caso formatos hipertextuais). No momento que passamos a interagir com este ambiente do blog, seja postando, opinando, questionando, discordando, coletando diversas informações, construímos conhecimentos e significados. Não mais agora como receptores de informações digeridas, mas dentro de um processo de co-autoria de textos contidos no blog,

    abraços,
    nando vilarouca

    ResponderExcluir
  5. Fernando!
    Essa é a dimensão correta do blog. Sermos autores e co-autores nesse processo de interação e trocas.Só que precisamos ser o exemplo, se queremos que os alunos atuem dessa forma. Não adianta dizer "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Veja bem, cadê o povo, que não atende ao convite de interação aqui no blog, para debatermos as possibilidades de construção de propostas? Bom , não liga não que hoje acordei bem rabugenta! Fui!

    ResponderExcluir
  6. Ola Marli, explorando os blogs, repensei a maneira de criá-lo. Conversando com os professores da nossa escola tive a idéia de criar um de Ciências Humanas, (historia e Geografia ) com a participação desses professores da escola, pois assim acredito que vai ser mais dinâmico. Pois estou atuando em Laboratorio de Informática e não em sala de aula. A interação com alunos é que vai dar o dinamismo necessário para o blog ...

    ResponderExcluir
  7. Oi Vera!
    Acho que você pensou bem. Quanto mais pessoas você conseguir envolver, mais dinâmico e convidativo será o espaço. Depois é preciso também divulgar esse espaço, mas veremos no módulo 4 essa parte. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli!
    Nossa, como surge ideias visitando os Blogs! Como é infinito os recursos para serem utilizados! Realmente o tempo é um grande aliado para um blogueiro. Eu com a minha jornada dupla, tripla... ainda administrar o tempo esta sendo o grande vilão. Mas a vontade e determinação são grandes, sei que vencerei este obstáculo. Estou amando.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Estou coiando aqui as colocações das meninas para discutirmos juntos.

    Marli,
    Já visitei alguns blogs porém, fiquei com dúvidas se é possível utilizar o blog com várias turmas em tempos diferentes e que todas aproveitem o material postado.
    Danielle

    OI meninas,

    Seria um super blog ( ?)... para atender diferentes propostas ele deve ser "abastecido" com todo o material a ser trabalhado...é informação hein? Ou temos uma maneira mais prática?
    Maricy

    ResponderExcluir
  10. Simone, querida! Tens razão! O tempo nos engole. Esses dias uma amiga colocou no facebook o seguinte: Tempo, tomara que vc tenha uma baita indigestão. Quem te mandou me engolir? hehehehe...
    mas vamos discutindo aqui juntos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pessoal.
    Realmente os blogs possuem inúmeras possibilidades de aprendizagem. Visitei alguns e pude observar uma gama de informações, o enriquecimento do aprendizado através da pesquisa e a questão da interatividade. Vejo também o quanto é necessário ter uma proposta adequada à temática a ser apresentada,bem como os objetivos e os recursos a serem utilizados no blog para que o compartilhar de experiências seja mais prazeroso e colaborativo.

    Hilma Liana

    ResponderExcluir
  12. Danielle e Maricy!

    Não sei se entendi bem. Vocês gostariam de saber se o mesmo blog pode comtemplar turmas diferentes? Essas turmas são mediadas por vocês? Eu já utilizei blogs para mais de uma turma, mas o conteúdo abordado podia ser trabalhado em todas elas. Por exemplo: usei um blog para as oitavas séries e o foco era literatura (estou usando o tempo passado porque agora estou em licença). As propostas eram possíveis para contemplar todos, como ex. trabalho com determinado livro ou gênero textual. Num outro blog os alunos criaram as proprias contas de email e eu os associei ao blog, alunos de diferentes turmas e eles contribuiam publicando sobre leituras realizadas. Não necessariamente as mesmas séries. Se as tuas propostas podem contemplar todos, é válido e possível. Inclusive, você pode sugerir que uma turma interaja com outra através do blog, comentando os trabalhos uns dos outros, ou complementando. Mas também a turma ter o seu blog é interessante. O que não pode é misturar assuntos ou conteúdos que não sejam comuns, pois aí gera muita confusão a a proposta do blog não fica clara.Vejam nos meus blogs Ficção versus Realidade, Livrolândia, Vidas Secas, da ficção à realidade, Centenário de Quintan e outros. Deixei as propostas mais especificadas lá no quadrode avisos com uns links. Vamos nos falando por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Hilma,alguma porposta te chamou atenção em especial? Gostarias de comentá-la aqui?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marli e colegas!
    Inicialmente peço desculpas pela ausência. Estive muito envolvida com a escola.
    Ontem já tentei colocar uma contribuição no blog, mas só consigo fazer isso como anônimo.
    O que estou fazendo de errado (coisa de loira... heheheheh)
    Bjus
    Carol Muller

    ResponderExcluir
  15. Carol
    !

    Escolha a opção Nome / URL. Não precisa preencher obrigatoriamente a URL. Se você tiver conta no google pode usar essa opção. Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá, colegas!
    Na minha opinião o blog é uma ótima ferramenta de interação entre alunos e professores. Permite a troca de ideias, informações e a escrita colaborativa. Através dos blogs (e tb de outras ferramentas da Web 2.0) é possível trazer o mundo da geração digital para a escola e fazer com a aprendizagem seja construída de forma coletiva. Penso que a escola não pode fugir disso e os professores devem procurar alternativas de incluir cada vez mais propostas hipertextuais em sua prática.
    Os blogs que visitei (as sugestões) são muito interessantes, com uma grande variedade de informações.
    Tenho um blog, mas confesso que sou muito negligente em relação a ele, pois não o alimento com novos posts faz algum tempo.
    Recentemente criei também um blog para divulgar as atividades de robótica que tenho desenvolvido com meus alunos.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  17. Olá Marli e colegas,

    Além do que foi citado, tenho a percepção de um blog como ambiente de interação, que provém, sobretudo, da utilização deste espaço como ponto de conversação.
    O importante não é apenas a criação de um blog e sua disponibilização na rede. O formato dos blogs permite que qualquer pessoa possa intervir no que foi escrito pelo autor.
    Levando em consideração o papel do professor em provocar situações desafiadoras, ao utilizar este recurso pode estimular o senso crítico, a argumentação e a construção de saberes. Pensando nisso, é necessário atrair o aprendiz,
    trazendo-o ao debate de ideias.

    Abraços,

    Silvia

    ResponderExcluir