segunda-feira, 30 de maio de 2011

Esboço do Blog - Cíntia


Uso do blog como recurso didático - 2011
NISHIDA, Cíntia Yuri.

Já participo de um blog que é voltado para registro das atividades realizadas no Laboratório Didático-Pedagógico de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais da ECA-USP e faz algum tempo que tenho pensado em como o blog poderia ser usado para conteúdos voltados à arte-educação sem que as imagens das aulas sejam deixadas de lado.
O tema abordado seria vivências em arte-educação e análise das propostas com ajuda de teorias de ensino-aprendizagem, como a abordagem triangular de Ana Mae e experiência significativa, de Dewey.
O blog seria voltado para professores e para os alunos do ateliê e seus pais. As crianças tem de 07 a 12 anos. A área, arte-educação.
Consegui, visitando o “Bloguefólio” (http://blogue-folio.blogspot.com/) uma ótima inspiração para a criação do blog do tpo ‘portfólio digital’ e voltado também para discussão sobre saberes pedagógicos e as atividades.
Os alunos poderão, com o portfólio, revisitar suas memórias de experiências que viveram no ateliê e poder observar seu processo de criação e criatividade durante o período, além de acessar conteúdos que os educadores poderão disponibilizar relativos ao tema que estão trabalhando. Um dos objetivos é também trocar informações e conhecimentos com outros professores e estudantes sobre as teorias aplicadas no laboratório.
O blog pode ser pensado como forma de extensão e continuidade da aula vivenciadas no ateliê. Alunos e educadores poderão acessar registros das atividades e avaliar sua participação nas aulas. Os educadores poderão elaborar conteúdos para divulgação no blog e também registros necessários para planejamento das próximas aulas e relatório final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário