sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plano do Blog - José Ribamar

Plano para o uso do blog.
Pretendo aborda temas relacionados com o uso das ferramentas da web 2.o na educação, principalmente para o ensino médio na disciplina Historia.
O edublog será do tipo professor-alunos.
A partir de temas geradores pretendo incentivar atividades com o uso das ferramentas da web 2.0 procurando utilizar os recursos para produção como forma de alcançar um melhor aprendizado das habilidades do século XXI.
O blog pode ser mais um espaço colaborativo para apresentação dos trabalhos dos alunos. Estes passam a ser autores e co-autores dos trabalhos contribuindo para colocá-los como agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem.
 Maria João Gomes e António Marcelino Lopes fazem a seguinte colocação “blogues outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar”. Os blogues podem ser utilizados “enquanto recurso pedagógico e enquanto estratégia pedagógica” e apresentavam o seguinte esquema.
 
A utilização das ferramentas da web 2.0 como os blogs atende a esta linha onde o professor deixa de ser o detentor do conhecimento para ser um mediador do processo contribuído para a interação do aluno com outros alunos e espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário