quinta-feira, 2 de junho de 2011

Blog : recurso ou estratégia?

Após a leitura do texto desse módulo 3, acredito que podemos aprofundar um pouco a compreensão sobre as possibilidades de utilização do blog  educativo ou edublog.O surgimento do blog ocorreu inicialmente como um diário virtual, a velocidade  em que foi se disseminando na rede  foi vertiginosa e ocorreu o  seu aproveitameto como ferramenta pedagógica,  mas isso requer que façamos uma constante reflexão sobre  quais seriam as melhores práticas, pois ainda não existem certezas, apenas experimentações. Recurso, estratégia? Qual a melhor forma de utilizar o blog  na relação professor x aluno?

7 comentários:

  1. Olá Marli e colegas,

    O papel que será assumido pelo professor e alunos nas atividades é o que
    definirá o caráter do blog. Caso seja usado de modo passivo, como recurso pedagógico, certamenteo os alunos apenas usarão o blog para consultar informações, do contrário, como estratégia poderão assumir uma conduta participativa e cooperativa.
    Penso que o uso do blog como estratégia poderá trazer aprendizagens significativas para os alunos, ao ter a oportunidade de construir conhecimento e debater ideias.

    Abraços,

    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Silvia! Colocaste muito bem. Como estratégia de aprendizagem, o blog deve ser utilizado de formas ativa pelos educadores e educandos, desenvolvendo competências e habilidades de letramento, autoria, colaboração. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O texto sobre Blog é muito pertinente, o blog é uma página da Web que pode ser criada por qualquer interauta, a facilidade de criação e atualização nos chamou a atenção para trazermos esse recurso para as escolas. Abre-se um leque de possibilidades quanto a o recurso,estratégia, enfim intervenção pedagógica,

    Partindo do básico, pode ser um um espaço de disponibilização de informações pelo professor, mas tembém de intercâmbio e colaboração, de debate e integração. O que mais me encanta é a autoria, que pode ser explorada de forma múltipla, alunos como leitores e criadores também.
    Podemos experimentar muitas coisas, dentro das estratégias de ensino. Mas o mais importante é a parceria com os professores de sala de aula. Eu atuo no laboratório de informática, planejo com os professores e recebo os alunos, junto com o professor, muitos ainda tem receio da informática e ainda não abraçaram a causa, resta a nós, encantá-los com todos esses recursos!!!

    ResponderExcluir
  4. Vera!
    Essas resistências ainda se devem ao apego do velho modelo de aula onde a transmissão de conteúdos ainda parece ser o mais cômodo e seguro. Aos poucos, percebe-se que a forma de aprendizagem colaborativa, onde todos aprendem com todos é mais envolvente e significativa. abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marli. Gostei muito das atualizações sobre os projetos da turma. Essa troca de experiências e ideias nos enriquece muito. Obrigada por toda a dedicação.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda! Obrigada! Tenho várias experiências significativas com o uso dos blogs na educaçao. Todas foram bem interessante. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli,quando terá outro curso online sobre blog? Gostaria muito de fazer. Abraço.

    ResponderExcluir