sábado, 4 de junho de 2011

Esboço do Blog - Paulo César

Atuo como Coordenador Pedagógico da EMEF José Loureiro da Silva na cidade de Porto Alegre. Entre minhas responsabilidades se inclui o acompanhamento pedagógico dos professores do 7º, 8º e 9º anos, reunindo assim um grupo de aproximadamente 25 professores, 12 turmas e 360 alunos.
Para a criação deste blog optei por abordar temáticas relativas à atualização pedagógica dos professores através da partilha, criação e debates sobre técnicas, metodologias, ferramentas que possibilitem aprendizagens significativas para os alunos.
Desta forma, o tema será a prática docente como reconstrução permanente, e as áreas abordadas serão pedagogia, neurociência, informática, psicologia do desenvolvimento, etc.
O edublog será um misto de blog acadêmico com um blog professor-alunos, já que tanto visa a construção coletiva de conhecimentos quanto a realização de atividades pedagógicas inerentes ao cotidiano escolar.
Neste espaço de formação virtual serão disponibilizados materiais como: apresentação em PowerPoint, textos, vídeos, relatos de experiências, informações sobre cursos e palestras, bem como temáticas para discussão coletiva e construção de novas abordagens e ferramentas pedagógicas.
A utilização de um blog como espaço de formação e atualização dos professores enriquecerá a proposta pedagógica coletiva da escola, uma vez que ao mesmo tempo que introduzirá os docentes na utilização de uma nova ferramenta, oportunizará um espaço com grande flexibilidade e diversas possibilidades de participação e troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário